Basta olhar para os classificados de emprego para notar um aumento das ofertas de vagas home office. Para quem trabalha em uma profissão cujas tarefas podem ser feitas via computador, como na Advocacia, Contabilidade, Arquitetura, Marketing, Administração e outras, encontrar uma vaga para trabalhar home office nesse momento é muito importante e não pode ser desprezado (https://bossabox.com/).
Isso porque a pandemia do novo coronavírus segue batendo recordes de mortos e com previsões para que o distanciamento social pemaneça até 2022 (https://oglobo.com/sociedade/sem-pandemia-sera-ate-2022-24923490). Dessa forma, o home office é enxergado pelas empresas de todos os tipos como uma das melhores soluções para poder manter o ritmo de trabalho nessa crise. Em alguns casos, até mesmo aumenta o desempenho, já que grande parte dos profissionais que estão trabalhando nesse regime se enxergam como mais produtivos nele (https://www.correiodopovo.com.nrblogs/planodecarreira/o-aumento-da-produtividade-no-trabalho-em-home-officie-1.4228175).
E aí, quer entender o aumento das ofertas de vagas home office e como você pode se posicionar nesse cenário? Então siga a leitura abaixo!
O que causou o aumento das ofertas de vagas home office?
O principal fator que explica o aumento de ofertas de vagas home office é a pandemia do novo coronavírus, claro. Afinal, esse é um fenômeno global e temos visto o mesmo resultado acontecer em todos os países.
Em todos os lugares em que o coronavírus afetou a sociedade por mais tempo, como nos EUA, na Europa em geral e alguns países da Ásia, além do Brasil e alguns territórios da América do Sul, o home office se tornou a regra para grande parte da força de trabalho que pode exercer sua profissão em frente de um computador.
Em alguns territórios, como a Nova Zelândia e Coréia do Sul, que lidaram bem com a pandemia, não houve tempo para que o home office se tornasse tão influente, mas mesmo assim foi possível notar algumas mudanças no regime de trabalho desses locais.
Isso acontece porque o novo coronavírus é um vírus com alto grau de infectabilidade. Ou seja: ele se move muito rapidamente e muito facilmente, infectando as pessoas próximas. Se você estiver sem máscara no mesmo cômodo que uma pessoa doente sem máscara, muito provavelmente será contaminado.
Por isso, a principal medida de prevenção ao vírus é o distanciamento social, com as pessoas ficando em casa até que a situação seja resolvida. Nesse caso, ficar em casa significa não ir ao trabalho, onde as pessoas podem se contaminar. Imagine, por exemplo, um call center de telemarketing. Um profissional doente pode contaminar toda a empresa em um único dia.
No entanto, como não dá para as pessoas simplesmente ficarem em casa sem trabalhar, o modelo de home office (para trabalhar de casa) foi instaurado pela maior parte das empresas para todos os cargos que podem ser mantidos com ele. Isso inclui qualquer profissão que possa ser feita usando um computador.
As profissões que não podem ser feitas pelo computador, como um operador de linha de produção, tiveram de continuar sendo realizadas com medidas de segurança ou suspensas (como é o caso de várias montadoras de carros que interromperam suas produções).
Além disso, some-se também o fato de que as tecnologias atuais permitem o home office com maior produtividade e qualidade do que em qualquer época anterior. Hoje em dia, dá para fazer reuniões de grande qualidade com softwares como o Zoom, dá para compartilhar conteúdos de trabalho com a computação em nuvem e muito mais.
Dessa forma, as próprias condições materiais permitem que o home office floresça. Não é à toa, portanto, que já dava para notar um aumento nesse tipo de atividade no pré-pandemia. Muitas empresas já estudavam enviar os funcionários para trabalhar de casa uma vez por semana, por exemplo.
Como você pode se aproveitar disso?
Se você quer aproveitar o cenário e pegar uma dessas vagas para trabalhar em home office, então precisa se preparar para ser capaz de executar uma dessas profissões.
Se você não está em uma área que permita esse método de trabalho, então deve se qualificar para a mudança de profissão. Veja cursos técnicos ou até mesmo a possibilidade de entrar no Ensino Superior via EAD para isso. Não pense que o trabalho remoto vai sumir no pós-pandemia, ele vai continuar com força após esse período.
Em seguida, prepare a sua casa para poder trabalhar nela. Tenha um espaço com silêncio para poder se concentrar e fazer reuniões, caso necessário. Também tenha uma cadeira confortável para o seu corpo e um espaço para algumas atividades físicas leves durante o dia, apenas para não ficar sentado o tempo todo.
E aí, entendeu o aumento das ofertas de vagas home office? A parte boa é que a perspectiva é que esse movimento continue nos próximos anos, mesmo após o fim da pandemia do novo coronavírus. Mesmo que grande parte das empresas volte a trabalhar no modelo presencial, as vantagens do trabalho remoto permanecerão e muitas pessoas terão esse como o novo normal no mercado de trabalho, especialmente em áreas com muitos freelancers.
Gostou do conteúdo? Então compartilhe-o nas suas redes sociais!
Fonte literal: Revista Gestão Universitária
Imagem de Free-Photos por Pixabay
Deixe uma resposta