PERGUNTAS E RESPOSTAS EM METODOLOGIA DA PESQUISA I: natureza  discursiva-argumentativa

PERGUNTAS E RESPOSTAS EM METODOLOGIA DA PESQUISA I: natureza discursiva-argumentativa

Por que o resumo crítico/resenha é o mais apropriado para elaboração de trabalhos acadêmicos?

De acordo com a NBR 6028 da ABNT (2003) apud Santos (2021), entende-se que resumo crítico, também conhecido por resenha, como o mais apropriado para armazenar informações e/ou dados, com vistas a produzir trabalhos acadêmicos, porque além de o resenhista ser fiel ao autor com suas próprias palavras, contém, ainda, a criticidade acerca da temática, ou seja, a análise de quem produz o resumo crítico.

Ressalte-se que o resumo crítico pode ser utilizado em duas perspectivas: enquanto material para a construção de trabalhos acadêmicos; elemento pré-textual obrigatório de artigos, monografias, dissertações e teses.

Estabeleça contrapontos entre o conhecimento científico e o conhecimento religioso? 

Segundo a literatura acerca das temáticas, a exemplo de Santos (2021), o conhecimento científico origina-se da ciência; e, constitui-se em âncora para produzir novos conhecimentos, elucidando fenômenos, fatos e/ou acontecimentos/ocorrências. ou derrubar algo tido, então, como verdade. Caracteriza-se por ser: metódico; sistemático; programático; orgânico; rigoroso; objetivo; prediz com segurança eventos futuros. Consolida-se na certeza das leis demonstradas, portanto, exige comprovação. Exemplo: descoberta vacina contra o COVID-19.

Enquanto que o conhecimento vulgar, também conhecido por conhecimento popular, senso comum ou empírico, é o conhecimento que não exige prova e permeia a maioria da população. Caracteriza-se por ser: assistemático; ametódico; superficial; espontâneo. Exemplo: o céu está carregado de nuvens escuras – vai chover!

Resuma, sinteticamente, sobre a aplicabilidade das pesquisas quantitativa e qualitativa.

Conforme Santos (2021), a pesquisa quanto à abordagem pode ser quantitativa ou qualitativa. Em uma pesquisa científica, o pesquisador ou iniciante na pesquisa pode valer-se de uma ou de outra, bem como usa-las concomitantemente. A abordagem quantitativa refere-se às informações quantitativas, obtidas por meio da técnica de coleta de dados, tanto empírico (pesquisa de campo) quanto por intermédio de fontes bibliográfica, documental e/ou eletrônica. Caracteriza-se por utilizar métodos matemáticos/estatísticos – números absolutos, relativos, médias, desvio padrão, índice de correlação, dentre outros, com vistas à análise e interpretação de resultados. Trabalha-se com um universo maior de participantes. Exemplo: tratamento de resposta de questões fechadas (dicotômicas ou tricotômicas) de um questionário.

Corroborando-se com o citado autor, na pesquisa de abordagem qualitativa, trabalha-se com a subjetividade, qualidade; a população estudada é menor. Visa interpretar resposta de perguntas abertas ou quando se justifica/explica a opção de indagação dicotômica ou tricotômica. Exemplo: Justifique porque “sim”, “não” ou “em parte”.

Como evitar o plágio na construção de trabalhos acadêmicos?      

Parafraseando Santos (2021), o plágio é crime previsto na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 e na Lei Federal nº 9.610/1992. Portanto, tanto o pesquisador quanto o iniciante na pesquisa, durante a produção de seus trabalhos – relatórios, papers, artigos, monografias, dissertações e teses -, não devem cometer plágio. Trata-se, também, de uma atitude antiética. Quando da utilização de citações indiretas, quem escreve deve ser fiel ao autor usando suas próprias palavras. Para evitar o plágio recomenda-se leitura (sinóptica, analítica e interpretativa) de forma contínua e constante em jornais, romances, livros, artigos, dentre outras fontes, a fim de ampliar o vocabulário. O exercício da escrita é outra ferramenta indispensável. O domínio de sinônimos e antônimos também facilita a redação. Depois do texto redigido convém submetê-lo a rastreador de plágio para aferir o grau (percentual) de autoria.

Em que se diferencia capa e folha de rosto de trabalhos acadêmicos?

De acordo com a NBR 14724 (2011), apud Santos (2021), a capa de trabalhos acadêmicos deve ser elaborada em papel A4, utilizando-se letras do tipo arial ou times new roman, tamanho de fonte 12, margens – superior e esquerda 3 cm, inferior e direita 2 cm -, tendo o brasão da instituição inserido, preferencialmente, centralizado, seguido do nome da universidade ou denominação equivalente, por extenso, acompanhado da sua respectiva sigla entre parênteses. Após o nome da instituição entra-se com o nome da unidade acadêmica (faculdade, centro ou departamento), também por extenso, seguida da sigla. Dando continuidade, insere-se o nome do colegiado de curso, por extenso, tudo separado entre si por espaço 1,5 cm e centralizadamente. O nome do (s) autor (es), por extenso, deve (m) ficar abaixo do nome do colegiado de curso a dois espaços de 1,5 cm, centralizadamente. No meio da lauda (folha) coloca-se o título e subtítulo (se houver) do trabalho. Finalize-se a capa colocando o local (município) de maneira centralizada, seguido do ano de realização do trabalho, ficando este a dois centímetros da margem inferior. Por questão de uniformidade de procedimento, as letras devem ser em caixa alta (maiúsculas).

Já na folha de rosto, não se coloca brasão, nome da instituição, nome do colegiado de curso. Inicia-se com o nome do (s) autor (es) do trabalho, em caixa alta, centralizado a 3 cm da margem superior. No meio da lauda (folha) insere-se o título e subtítulo (se houver) do trabalho para, em seguida, após 2 espaços de 1,5 cm entrar com a ementa do trabalho em espaço simples, tamanho de fonte 12, em caixa alta/baixa (apenas a primeira letra do título em maiúscula, salvo nome próprio – cidade, pessoa). A ementa deve ficar com recuo entre 6,5 e 7 cm da margem esquerda e a 2 cm da margem direita, contendo: tipo de trabalho, nome da instituição, nome da unidade acadêmica, nome da disciplina e nome do professor.

REFERÊNCIAS

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: informação, documentação – referências – apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2018.

______. NBR 14724: informação, documentação – trabalhos acadêmicos – apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2011.

______. NBR 6028: informação, documentação – resumo – apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2011.

______. NBR 10520: informação, documentação – citações – apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2002.

SANTOS, Luiz Carlos dos Santos. Síntese de como elaborar referências (2018). Slides. Disponível em: https://www.lcsantos.pro.br/wp-content/uploads/2021/03/05_Referencias.pdf. Acesso em: 25 mar. 2021.

______. Síntese sobre resumo (2021). Slides. Disponível em: https://www.lcsantos.pro.br/wp-content/uploads/2021/03/07_Resumo.pdf. Acesso em: 25 mar. 2021.

______. Síntese de como elaborar citações (2016). Slides. Disponível em: https://www.lcsantos.pro.br/wp-content/uploads/2021/03/02_Citacoes.pdf. Acesso em: 25 mar. 2021.

______. Pesquisa quantitativa e qualitativa: abordagens (2021) Slides. Disponível em: https://www.lcsantos.pro.br/wp-content/uploads/2021/03/31_Pesquisa_Quantitativa_Qualitativa.pdf. Acesso em: 25 mar. 2021.

______. Como elaborar capa, folha de rosto e referências (2021). Slides. Disponível em: https://www.lcsantos.pro.br/wp-content/uploads/2021/03/27_Capa_Folha_Rosto_Referencias.pdf. Acesso em: 25. Mar. 2021.

______. Como fazer capa e folha de rosto de trabalhos acadêmicos. Texto. Plataforma Teams, equipe “Metodologia Científica”, curso de bacharelado em Administração. Departamento de Ciências Humanas (DCH), Campus I, Universidade do Estado da Bahia (UNEB): Salvador, 2021.

 

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