Luiz Carlos dos Santos
Sabe-se que um assunto pode ser muito amplo para uma investigação científica. Por isso, cabe ao graduando ou pós-graduando, no seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), recortar o referido assunto, de forma a torná-lo mais factível enquanto objeto de pesquisa. Significa dizer, por exemplo, que “A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF)” poderá ser um ponto de partida para o desenvolvimento de sua tese, dissertação, monografia ou artigo técnico-científico, desde que o assunto guarde nexo (tenha aderência) com as linhas de pesquisa do programa de pós-graduação ou curso de graduação.
Todavia, a LRF é bastante ampla – trata de vários aspectos: limite de despesa com pessoal; transferências voluntárias; restos a pagar, dentre outros. A escolha do que se quer elucidar, explicitar, desnudar sobre a referida lei passa a ser o foco, ângulo; enfim, o tema para leitura, reflexão, tratamento epistemológico e metodológico e, na elaboração do Relatório de Pesquisa, também os aspectos de normalização e da língua culta.
Do recorte de um assunto – o tema – passa-se a trabalhar a problematização: uma pergunta, preferencialmente. E assim, vão surgindo os pressupostos da investigação científica. Por exemplo, a pergunta (enunciado da pesquisa) exigirá do pesquisador a formulação de hipótese (s) ou indagações derivativas do enunciado da pesquisa – as chamadas questões norteadoras. Segue o estabelecimento de objetivos (geral e específicos); justificativa (nas acepções pessoal, social e científica); o percurso ou trilha metodológica, etc.
Voltando-se ao cerne deste texto de opinião – categorias e subcategorias, componentes relevantes para a elaboração das seções e subseções ou capítulos e subcapítulos do corpo do TCC (desenvolvimento do trabalho), convém que o pesquisador procure identificar quais os eixos e subeixos estruturantes do tema escolhido para a investigação científica, a fim de mergulhar na literatura existente (fontes bibliográfica, documental e eletrônica), com o fulcro de encontrar lastros teóricos para dar resposta ao problema da pesquisa, bem assim ao atingimento do alcance dos objetivos fixados no trabalho.
Categorias e subcategorias de um tema são bases teóricas para alicerçar o estudo. A partir delas, o pesquisador verificará, na literatura, os diversos olhares de expoentes da área. Certamente o graduando ou pós-graduando encontrará os consensos, os dissensos sob o mesmo foco em análise. Das leituras e reflexões decorrerão comentários inferências para se trabalhar o objeto de pesquisa, com ética, na perspectiva da elucidação da problemática, revestida de rigor, indispensável à produção científica.
Portanto, para que seja concretizado o TCC, depois da escolha da temática, a partir de um assunto (reafirme-se, mais geral), cabe ao pesquisador verificar quais as categorias e subcategorias epistemológicas acerca do tema, com o objetivo de se apropriar do cabedal literário; que propiciará ao desenvolvimento da pesquisa, de maneira precisa, clara e consciente. Afinal, o pesquisador defenderá sua tese, dissertação, monografia ou artigo técnico-científico perante uma Banca Examinadora, consequentemente necessitará ter domínio pleno do que estará sustentando.
REFERÊNCIA
SANTOS, Luiz Carlos dos. Tópicos sobre Educação, Metodologia da Pesquisa Científica […]. Salvador: Quarteto, 2007. Coletânea.

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