Própolis poderia ser o segredo para um sistema imunológico mais forte? Especialistas dizem que sim

Própolis poderia ser o segredo para um sistema imunológico mais forte? Especialistas dizem que sim

 

Apesar de serem tão pequenas, as abelhas são gigantes em suas contribuições para o mundo da saúde. Além do conhecido e consagrado mel e da geleia real, as poderosas criaturas também são responsáveis por um dos ingredientes mais badalados no espaço de bem-estar atualmente: a própolis.

Às vezes confundida com sua contraparte doce, a própolis é, na verdade, conhecida por seus benefícios de proteção, tanto para as próprias abelhas quanto para humanos. A própria palavra “própolis” já explica seu significado: é derivada da língua grega “pro”, que significa defesa e “polis”, que significa cidade ou comunidade.

Embora a própolis possa estar apenas subindo na classificação como a queridinha da saúde no momento, ela já é adotada por suas propriedades curativas há séculos. Existe alguns tipos de própolis que se diferem por características como cor, consistência e benefícios. Entre as mais comuns no Brasil está a própolis verde, muito valorizada pelas suas propriedades terapêuticas, conforme apontam diversas pesquisas.

O que é a própolis verde?

A própolis verde é um tipo de própolis natural produzida pelas abelhas a partir da coleta de resinas de várias plantas, mais especialmente do alecrim do campo, para proteger a colmeia de invasores e do crescimento de bactérias. Suas funções estão relacionadas, sobretudo, à regulação do sistema imunológico, além da ação antimicrobiana.

Especificamente, a própolis verde brasileira é feita por abelhas africanizadas. Essa espécie de abelha possui um método único de coleta de própolis – cortar as pontas dos botões das plantas para que sua própolis contenha os tecidos vegetais completos, tornando a própolis verde mais eficaz e fácil de ser absorvida.

Como a própolis verde pode reforçar a saúde imunológica?

A imunidade é atualmente uma das principais preocupações das pessoas, principalmente à luz da pandemia Covid-19, quando muito mais indivíduos estão buscando maneiras de melhorar sua saúde e apoiar seu sistema imunológico.

Na verdade, os alimentos, compostos e suplementos vitamínicos conhecidos por aumentar a imunidade têm e terão um papel importante a desempenhar nos próximos anos. E um dos ingredientes com papel ativo na saúde imunológica é a própolis verde, o antibiótico natural dascolmeias.

A própolis verde contém um alto teor de polifenóis, também chamados de fenóis. São os ácidos fenólicos e flavonóides e conferem à própolis sua propriedade antibiótica. Os flavonóides são essenciais para o sistema de defesa e poderosos antioxidantes.

As atividades antimicrobianas da própolis podem ocorrer diretamente sobre os microrganismos, ou também indiretamente, por meio da estimulação do sistema imunológico e da eliminação dos microrganismos.

Pesquisas científicas ressaltam o papel antimicrobiano da própolis e comprovam a importância do seu uso como antitumoral e antioxidante

Um estudo da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), de 2016, conduzido junto à Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) pela pesquisadora Graciela Fujimoto, demonstra que os extratos da própolis verde presentaram elevado potencial para inibir o desenvolvimento de bactérias Gram-positivas, responsáveis por doenças como gastroenterite, listeriose, meningite, infecções hospitalares e mastite bovina.

“Este tipo de própolis diferencia-se das demais, principalmente pela presença dos compostos fenólicos Artepelin C e Bacarina. São atribuídas as estas duas substâncias bioativas uma série de atividades biológicas benéficas ao organismo no combate e prevenção a doenças. Além disso, estes compostos não são encontrados em outros grupos de própolis”, revelou a autora do estudo.

Outra revisão sobre própolis, de 2019, feita pelo Doutor Mohammed Al-Hariri, do Departamento de Fisiologia da Escola de Medicina Imam Abdulrahman Bin Faisal Dammam, da Arábia Saudita, reuniu diversos estudos que demonstram a ação imunomoduladora do extrato de própolis verde. O composto pode ser eficaz no tratamento complementar e alternativo do controle de infecções ou outras patologias, ao promover uma maior eficácia do sistema imunológico.

Estes resultados também foram levantados na revisão conduzida por Mariano e Hori, em 2019, demonstrando que a própolis também desempenha atividade bactericida, principalmente em relação a bactérias Gram-positivas. Algumas pesquisas ainda mostram este composto resinoso como alternativa eficiente em casos de resistência bacteriana a determinados antibióticos.

Benefícios da própolis verde

Semelhante ao mel, que traz uma série de benefícios, a própolis verde costuma ser uma das melhores alternativas naturais para turbinar o sistema imunológico. Mas, na verdade, existe uma lista de propriedades curativas associadas ao composto produzido pelas abelhas, como se observa a seguir:

– Antibiótico natural

A própolis verde possui propriedades antivirais e antibacterianas. Alivia os sintomas da gripe, resfriado, faringite e amidaglite. Também pode auxiliar no tratamento da bactéria H. pylori, causadora de inflamação e problemas estomacais.

– Terapia complementar do câncer

O alto teor de Artepelin C encontrado exclusivamente na própolis verde é conhecido por sua capacidade de suprimir o crescimento tumoral.

Fonte (in totum): Revista Gestão Universitária

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *